"O amor é a força mais sutil do mundo." -- Mahatma Gandhi

quarta-feira, 7 de setembro de 2011



Corpo e Alma, Brasileiro

      Em minhas veias flui o sangue de muitas raças, por isso sou assim, um pouco indígena, um pouco europeu, um pouco afro, um pouco asiático... Americano mestiço. Meus braços concentram forças seculares, herdadas de outros tantos braços arrojados que a seu tempo rasgaram mares, desbravaram matas, estenderam fronteiras, lavraram solos, edificaram cidades e metrópoles. Por isso, minhas mãos são firmes e hábeis.

        Dai-me ferramentas: uma pá, uma caneta, uma enxada, um bisturi, uma agulha, um pincel, um martelo...  E verás uma potência indestrutível se erguer sobre este chão. Em minha mente se mesclam culturas advindas de outras terras, outros continentes, por isso a minha linguagem é doce, minha arte é farta e abrangente, o meu canto alegre, minha dança contagiante e a minha ciência... Ah! Confiai nela, cultivai seus fundamentos, concedei-lhe os meios e surpreenderás o Universo!

      Ainda que em meu peito o frêmito não cesse... Amo demais! É tão grande o coração que tenho, que não pulsa, ribomba sem parar pela constância da emoção. E se a sorte me atraiçoa, me abordando numa curva mal traçada pra tirar-me um bem precioso e uma dor pungente se ergue de repente à minha frente, feito uma muralha onde meu sonho se estraçalha, eu choro. Amargo pranto, sofrido, soluçado... Choro muito, choro tanto, que o mundo inteiro se salga com meu pranto - Réquiem para um bravo campeão. Ayrton Senna, saudade...

      Mas, se num tento de consolo, logo a ventura me acode impelindo pra bem alto o lance que me aflige, eu rio, eu rio e pulo e canto e grito: Brasil! Brasil! Brasil! E tomo nos braços um sonho novo pra embalar. Colo em meu peito uma estrela a mais, agito minha bandeira e outra vez me ponho a acelerar...

      Em minha aparência, reconheço, às vezes se acentuam traços de desolação e indignação, pelas falácias e camuflagens com que tentam me oprimir, me escamotear, mas daí, eu retoco as cores da minha cara e vou às ruas com garra e vontade de vencer, ainda mais verde/amarelo de esperança e energia, azul e branco de idéias claras e pacíficas! E não demora, sou de novo cem, mil, milhares, milhões de vezes mais varonil, com a força imbatível de uma nação inteira, justa e guerreira, abençoada por Deus!

       Eu sei que fatos obscuros do passado projetam suas sombras adiante em meu caminho, eu sei e não me iludo, mas não temo! Seguirei aprendendo com as experiências, discernimento e perseverança, adquirindo hábitos corretos de viver e trabalhar com dignidade, pelo ideal comum. Sempre avante, até que as sombras se dissipem e, finalmente, a ORDEM E PROGRESSO façam jus ao lema que carrego e ao HINO que entôo, e eu possa, então, conduzir o meu futuro à luz fulgurante do saber e da liberdade, com amor fraternal!

      Eu creio nisso! Creio na LEI que ampara os justos e exalta os oprimidos. E em minha fé persisto, em minha fé resisto! A dor me inquieta, mas não me consome. O mal me assalta, mas não me corrompe. Porque eu sou assim, um povo heroico, forte e amoroso, gerado pela mescla do sangue de muitas raças, provando ao mundo que é possível sim, viver em harmonia, um povo mestiço, porém, corpo e alma BRASILEIRO!


~ Isabel Pakes (07/09/1994)




Nenhum comentário:

Postar um comentário