"O amor é a força mais sutil do mundo." -- Mahatma Gandhi

segunda-feira, 2 de abril de 2012



Cerquilho Cidade Menina  
  
Quando passeio meus olhos por tuas ruas e praças 
tuas rosas me saúdam e fico orgulhosa de ti! 
Lembro-me de que nasceste de um humilde vilarejo 
onde abrigavas tropeiros que na calidez do teu colo 
descansavam seus quebrantos... 
Lembro-me dos estrangeiros, audaciosos lavradores 
chegados na Estação, trazendo de além-mar 
nada mais que garra e força, nada mais que amor e fé 
e tuas terras verdejaram, vestindo-as de cafezais! 
Lembro-me dos saber adentrando tuas portas; 
tua primeira professora, teus primeiros aprendizes, 
teu borburinho infantil no velho grupo escolar! 
Lembro-me do teu grito quando a dor te estilhaçou, 
do teu pranto, do teu luto, das tuas flores soterradas... 
E de como renasceste, como a hera entre as ruínas, 
tímida, assustada, mas ansiosa por viver! 
Quantas lágrimas te banharam! Quanto suor te regou! 
Mãos de aço, incansáveis, te soergueram das cinzas 
e te fizeram mais forte, mais vigorosa ainda! 
Lembro-me de como creceste vitoriosa! 
Do verde-cana mesclando-se ao verde-cor do café... 
Das tuas indústrias ativando suas rodas denteadas 
para nunca mais parar. 
Lembro-me dos teus filhos, trabalhadores devotos 
que honram teu padroeiro, teu amado São José! 
Dos teus filhos cujos braços sempre abertos  
acolhem quem te procura buscando o teu amparo 
e cujas mãos se entrelaçam, unificados na prece, 
entoando louvor e glória à providência dos céus! 
Lembro-me da tua bandeira que baila com a brisa, 
toda vaidosa ostentando os frutos do teu trabalho, 
margeando de azul anil as páginas da tua história! 
Ah... Minha cidade menina! 
Tão robusta, mas menina. Radiante, graciosa! 
Exalas essência de rosas e provocas dentro em mim 
algo que não explico, porque não sei definir. 
Só sei que estou orgulhosa, muito orgulhosa de ti! 

                       Isabel Pakes - 1987


Cerquilho/SP - 63 anos em 03/04/2012


2 comentários:

  1. Sempre Bel!!!
    Viva Cerquilho!
    Que seria de Cerquilho sem essa agitação cultural onde a Bel está sempre planejando, participando com seu amigos.
    Parabéns Cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você, Roseli, sempre tão atenciosa e muito carinhosa!
      E o que seria de mim sem os meus amigos?
      Muito obrigada, querida amiga, em meu nome e em nome da minha cidade também.
      Beijos

      Excluir